Anexo do Céu

Páginas

  • Início
  • O PROJETO
  • NOVO ACESSO
  • APOIO TÉCNICO
  • HALL DE DISTRIBUIÇÃO
  • TRABALHO E PESQUISA
  • RESERVAS TÉCNICAS
  • JARDIM DAS ESCULTURAS
  • IMPLANTAÇÃO

IMPLANTAÇÃO


Implantação no Terreno


Corte Esquemático

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Declarações sobre o Projeto

"Santa Teresa continua, em pleno século XXI, oferecendo lições de vanguarda, de qualidade e criatividade. Após doze anos de acurados estudos eis que surge um projeto de anexo para o Museu da Chácara do Céu, demonstrando quão possível é convivência harmoniosa entre o patrimônio edificado e natural e o contemporâneo."

Alfredo Britto
Arquiteto, morador de Santa Teresa

"Santa Teresa é quase um milagre! Milagre entre o céu e a terra, suspensa sobre invisíveis estacas, nas quais se equilibra. Nela há essa coisa admirável que é a Chácara do Céu, uma espécie de metáfora de tudo o que ela é.
O que se pretende fazer agora com esse Anexo é prosseguir nesta via de encantamento. Milagres não podem ser impedidos e acontecem à deriva das tristes e pobres vontades humanas."

Rachel Jardim
Escritora
Ex-administradora regional de Santa Teresa

"Para implementação do projeto arquitetônico escolheu-se, dentro do terreno da Chácara do Céu, exatamente a área menos revestida por vegetação arbórea, o que foi uma forma de minimizar qualquer impacto adverso sobre a Chácara do Céu. Após avaliação do terreno, da vegetação e do projeto arquitetônico, foi emitido parecer por parte dos especialistas em Jardins Históricos, Paisagens Culturais e Patrimônio Natural do IPHAN. Concluiu-se que:

Não se trata de vegetação nativa de Mata Atlântica, protegida pela Constituição; Não se trata de vegetação protegida pelo Código Florestal; Não se trata de vegetação importante sob o ponto de vista de porte, floração ou de relação com a fauna; (...) A maior parte da vegetação de porte é constituída por moitas de bambus, mamonas e outras espécies invasoras e indicadoras de terrenos degradados, tão comuns em áreas de risco que passam por processos de deslizamento durante tempestades; A edificação terá efeitos positivos mais significativos do que o impacto negativo que provocará sobre o contexto do bairro (...)"*

Carlos Fernando de Moura Delphim
Arquiteto da Paisagem
Coordenador-Geral de Patrimônio Natural - DEPAM/ IPHAN
*em parecer solicitado pelos Museus Castro Maya
clique aqui para vê-lo na íntegra

"Em 2013 o Rio de Janeiro receberá a comunidade museológica do mundo todo - cerca de 6 mil profissionais - para a Conferência Trianual do ICOM (Conselho Internacional de Museus) que o Rio sediará por ter saído vencedor de uma disputa com as cidades de Milão e Moscou. Espera-se que a Chácara do Céu, um dos mais representativos museus da cidade, possa estar com seu Anexo e novo acesso disponíveis para os visitantes, apresentando-se com as características de qualidade e serviços exigidos hoje de um museu do nosso tempo."

Magaly Cabral
Museóloga, Mestre em Educação
Diretora
do Museu da República


"O Rio de Janeiro tem muito a ganhar com a construção do Anexo.
O Museu foi há muito incorporado como uma das pérolas da cidade, não só pela qualidade de seu acervo como por sua localização privilegiada. Com o Anexo o Rio vai oferecer tudo em dobro, multiplicado em arte e cultura."

Rosa Maria Araujo
Doutora em História
Presidente
do Museu da Imagem e do Som - MIS/RJ


"Sou moradora recente de Santa Teresa, mas frequentadora de priscas eras. Frequentadora do bairro, dos amigos que aqui vivem e do Museu Castro Maya, uma presença de qualidade pelo acervo, pelas exposições, pelo projeto Amigos da Gravura. O Anexo do Museu vai colocá-lo no nível dos museus contemporâneos das importantes cidades do mundo. O futuro do Rio de Janeiro é promissor neste sentido, o que corrobora a urgência deste empreendimento sério e inestimável."

Ana Maria Santeiro
Agente Literária e Produtora Cultural
Moradora de Santa Teresa

“Fico muito feliz em saber que os Museus Castro Maya conseguiram verbas para realizar o projeto de ampliação do Museu da Chácara do Céu, que possibilitará um acesso mais democrático, um melhor abrigo para sua coleção e a ampliação de seus espaços de exposição. O Museu da Chácara do Céu, pela coleção reunida por Raymundo Castro Maya e legada ao público numa iniciativa precursora na cidade, bem como por sua linda arquitetura modernista e localização, é uma jóia entre os museus do Rio de Janeiro. Como visitante, lá tive grandes descobertas na minha juventude, e meu trabalho preferido é uma bela marinha de Courbet com lindas pedras e ondas num céu cinzento. Com a direção de Vera de Alencar, os MuseusCastro Maia vêm desenvolvendo um trabalho que valoriza seu acervo, enquanto atualiza sua atuação, por meio das edições de gravura, com escolha impecável a preço acessível que incentiva o colecionismo, e também pela importantíssima série de instalações permanentes de trabalhos contemporânos no terreno do Museu do Açude. Esta série, além de incluir nossos melhores artistas atuantes, teve a iniciativa inaugural de realizar o primeiro Penetrável ao ar livre de Hélio Oiticica de forma definitiva. Torço para que este projeto, já aprovado nas instâncias legais e com recursos garantidos, se realize o mais breve possível, tornando a Chácara um museu acessível e visitado, com seu acervo melhor cuidado, acrescentando ainda mais a seu papel já imprescindível em nossa comunidade e em Santa Teresa.”

Elizabeth Jobim

Artista Plástica

“Queria deixar registrado meu apoio á construção do Anexo. Como morador do bairro, tenho especial interesse em que qualquer melhoria ou mudança na infra-estrutura do Museu se dê sem nenhum impacto negativo ao ambiente da rua e do bairro. A preocupação sobre o fluxo de turistas e veículos procede e deve ser questionada, porém a construção de um novo acesso, pela rua Dias de Barros vem a nos favorecer, pois diminui o fluxo de pessoas na nossa rua. O que no meu entendimento devemos nos perguntar é, se sob o argumento de preservar o bairro, nós talvez não sejamos privados de ter um museu em condição de excelência, capaz de preservar o valiosíssimo acervo que tem e de receber outras obras igualmente importantes, assim como outros museus têm feito na cidade.”

Hélcio Pugliese

Diretor de Arte, Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Rua Murtinho Nobre

“Bravíssimo. O anexo do nosso Museu (digo nosso porque êle é de todos que o amam) chegará em boa hora e foi concebido no respeito à natureza, sensivel ao seu entorno, adequado a suas funções e dotará a Chácara do Ceu dos espaços e das instalações indispensáveis para que o Museu possa cumprir plenamente sua missão. Acompanhei boa parte do processo de sua gestação e espero agora assistir a sua construção e -enfim - sua rápida inauguração. O encantador bairro de Santa Teresa sai vencedor, o Rio também e, finalmente, ganharemos todos com um projeto que aponta para o futuro mas que, ao fazê-lo, permanece fiel à visão generosa de Raymundo de Castro Maya.”

Marcos Azambuja, embaixador

“A Construção do belo Anexo é um passo importante no sentido do desenvolvimento cidadão, algo que defendo desde sempre. O projeto, concebido e desenvolvido com a competência, profissionalismo e sensibilidade que se exige, especialmente para uma obra pública, merece todo o nosso apoio, pelos benefícios que trará ao Museu e a seus visitantes nacionais e estrangeiros, em termos de segurança de patrimônio, extensão do espectro de atividades e melhoria de acesso ao acervo e às instalações.”

Marcilio Marques Moreira

Advogado, Diplomata, Ex-Ministro da Fazenda e Presidente do Conselho Consultivo do ETCO

“Visitar o Museu da Chácara do Céu é sempre uma experiência maravilhosa. A construção do Anexo do Céu só virá engrandecer esse trabalho, ampliando possibilidades de troca e produção de saberes, alargando horizontes do imaginário, favorecendo o acesso de tod@s ao patrimônio ali guardado. Como atuante na área museal, torço veementemente para que a liberação das obras se dê o mais rápido possível e que em breve tod@s possamos usufruir disso que será um ganho estético e poético para o RJ em geral, e para Sta Teresa em particular.”

Maria Isabel Leite

Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Arte-Educação na área de educação museal

Que eventos você quer ver no auditório do Museu da Chácara do Céu

Quem sou eu

Minha foto
Ver meu perfil completo

Seguidores

Visitas

Arquivo do blog

  • ▼  2011 (1)
    • ▼  julho (1)
      • APRESENTAÇÃO
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.